
A Copa de 2014 no Brasil será a Copa do Sol, este que se põe, em todo seu esplendor, no Distrito de Cachoeira, em Maranguape, Ceará, um dos estados-sede da competição.
O mesmo sol que protege e beija o pequeno campo de futebol de Cachoeira, ponto de encontro da comunidade, espaço que ajudou a forjar a sua identidade.
O futebol que promove a comunhão de afetos em todo Brasil e também em Cachoeira, distrito que realiza em março a farinhada, uma das mais representativas manifestações culturais nordestinas, revivida pelo Ecomuseu de Maranguape e outros parceiros da comunidade.
Como o futebol promove a união de todos, a farinhada sela a fraternidade pela festa, pelos cheiros, pelos sabores da vida plena: o evento anual em Cachoeira também tem muita música e desfile de cavaleiros como ingredientes.

Assim a Copa de 2014 pode ser muito mais do que futebol, mas reafirmação perante o mundo da vibrante, única e múltipla cultura brasileira. Esta oportunidade única que não pode ser desperdiçada para mostrar o Brasil em toda a sua (poli)biodiversidade. (José Pedro S.Martins)
Nenhum comentário:
Postar um comentário