quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Campanha da FIFA pela educação mobiliza milhões

Pelé, Zico, Zidane, Cristiano Ronaldo, Rivelino, Eusébio, Bobby Charlton. Um timaço histórico global foi convocado para a campanha da FIFA batizada de 1GOAL, que mobilizou milhões de pessoas pela educação, em função da Copa de 2010 na África do Sul. O propósito era sensibilizar a comunidade planetária para a realidade de 72 milhões de crianças que ainda não têm acesso à escola. Campanha em afinidade com os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODMs), que prevê escola para todos até 2015. Como os desafios permanecem, a FIFA continua mobilizada em favor da educação, agora no momento de preparativos para a Copa de 2014 no Brasil.

O lançamento oficial da campanha 1GOAL aconteceu no dia 6 de Outubro de 2009 em cerimônia transmitida via satélite e conduzida pelo anfitrião da Copa de 2010, o Presidente da África do Sul Jacob Zuma, e com a participação da Rainha Rânia da Jordânia, o Presidente do Gana John Atta Mills, o Primeiro Ministro Britânico Gordon Brown, o Presidente espanhol Jose Luis Rodriguez Zapatero, Primeiro-Ministro dos Países Baixos Jan Peter Balkenende, o Primeiro-Ministro da Australia Kevin Rudd, a Secretária de Estado Norte-Americana Hillary Clinton, o Secretário Geral da ONU Ban Ki-Moon e Sepp Blatter, Presidente da FIFA, entre outros.

A campanha de fato mobilizou milhões até o mundial da FIFA em território africano, mas os esforços pela educação continuam, tendo em vista os ODMs até 2015. Várias empresas também aderiram à campanha,
Milhares de histórias relacionadas à campanha 1GOAL foram transmitidas aos participantes da Cúpula dos ODMs, que aconteceu em setembro de 2010 na ONU, em Nova York. Destaque para a participação da embaixadora mais jovem da 1GOAL, a estudante de 12 anos do Soweto, o legendário bairro sul-africano, Nthabiseng Tshabalala, que falou em vários momentos da cúpula dos ODMs. Nthabiseng e a Rainha Rânia entregaram ao Secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, 18 milhões de assinaturas de apoio à 1GOAL, coletadas em todo mundo. A cúpula constatou que muitos avanços foram conquistados. Desde 2000, 40 milhões de crianças em todo mundo tiveram acesso à escola. Entretanto, dezenas de milhões ainda estão fora. O futebol e o esporte em geral continuam sendo desafiados para colocar seus times a favor da educação para todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário