quarta-feira, 10 de agosto de 2011

França apresenta a sua Agenda 21 do Esporte pelo Desenvolvimento Sustentável

O moderno movimento olímpico internacional foi lançado na França, após um congresso na Sorbonne, em 1896, sob a liderança do legendário Barão Pierre de Coubertin. Agora a França mantém seu pioneirismo, com a formulação da Agenda 21 do Esporte Francês pelo Desenvolvimento Sustentável (também chamado em francês de Desenvolvimento Durável).
A iniciativa foi do Comitê Olímpico Nacional do Esporte Francês, sediado na Casa do Esporte Francês (Maison Du Sport Français), localizado justamente na avenida Pierre de Coubertin. Na apresentação do documento, o presidente do Comitê Olímpico Nacional, Henri Serandour, observa que a iniciativa é uma derivação da Agenda 21 do Comitê Olímpico Internacional.

A Agenda 21 do Esporte Francês é fruto de uma reflexão coletiva, envolvendo confederações e federações esportivas, Universidades, ministérios e várias outras organizações. Várias empresas apoiaram a formulação da Agenda 21 do Esporte Francês. O documento foi entregue oficialmente ao ministro dos Esportes, Jean-François Lamour, a 18 de dezembro de 2003, em conferência sobre a Agenda 21 do Esporte Francês pelo Desenvolvimento Sustentável. Os princípios indicados na Agenda passaram a ser observados pelo conjunto da comunidade esportiva francesa a partir de 2004. (Ler mais na coluna ESPORTE E SUSTENTABILIDADE: UMA HISTÓRIA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário