sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Cooperação com PNUMA coloca Copa de 2014 e Olimpíadas de 2016 mais próximas da sustentabilidade

Nascer do sol no SESC Pantanal: turismo sustentável é um dos setores que Copa de 2014 e Olimpíadas de 2016 podem alavancar em termos de economia verde




Um passo importante para que a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016 sejam exemplares em termos de promoção da sustentabilidade foi dado nesta semana, com a nova visita ao Brasil do diretor executivo do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), Achim Steiner. Ele esteve no Brasil para acompanhar os preparativos para a Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, e também para ratificar a cooperação do PNUMA com o governo brasileiro, no sentido de tornar a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016 como exemplo de indução de práticas sustentáveis.


O PNUMA já vem atuando há anos no sentido de tornar o esporte como uma plataforma para promover o desenvolvimento sustentável. Em 2003 o PNUMA patrocinou, em conjunto com o Comitê Olimpico Internacional (COI), a publicação de uma Agenda 21 para o Esporte e o Meio Ambiente, com múltiplas e consistentes propostas na área. A iniciativa está associada à Estratégia Michezo (Estratégia de longo prazo sobre Esporte e Meio Ambiente), formulada pelo PNUMA. A Agenda 21 foi amplamente difundida entre federações e associações esportivas internacionais e comitês olimpicos nacionais.


Destes esforços resultou, por exemplo, a Agenda 21 do Esporte Francês em Favor do Desenvolvimento Sustentável. A Espanha concebeu, igualmente, uma Estratégia Nacional sobre Esporte e Sustentabilidade, fruto da parceria entre Green Cross Espanha e Fundación Biodiversidad, com a colaboração do Conselho Superior de Deportes e Comitê Olimpico da Espanha.


O Brasil, que sedia a Rio+20, Copa de 2014 e Olimpíadas de 2016 em curto espaço de quatro anos (além da Copa das Confederações e Paraolimpíadas, igualmente importantíssimas), também poderia formular sua Agenda 21 do Esporte. Seria um avanço significativo e exemplo para o mundo. A maior proximidade do PNUMA dos megaeventos esportivos pode ser relevante estímulo nesse sentido. (Por José Pedro Martins, autor do livro "Jogo Verde, Jogo Limpo - 100 propostas para uma Agenda 21 Brasil do Esporte pela Sustentabilidade, o Turismo Sustentável, a Paz e a Diversidade Cultural").

Nenhum comentário:

Postar um comentário