terça-feira, 21 de agosto de 2012

Expointer gaúcha será evento de teste para ação da saúde na Copa de 2014

Como o setor de saúde deve atuar durante uma grande competição esportiva, especificamente a Copa de 2014. A indagação será respondida ao longo da 35ª edição da Expointer, no Rio Grande do Sul, entre 25 de agosto e 2 de setembro. O evento servirá de teste sobre como funciona o setor de vigilância à saúde em megaeventos, visando a preparação para a Copa do Mundo daqui a dois anos. As ações na Expointer, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, serão coordenadas pela Secretaria Estadual da Saúde, em parceria com outras organizações.
A prevenção de intoxicação alimentar e hídrica, de disseminação de doenças e atuação em casos de traumas e acidentes serão alguns dos aspectos analisados durante a Expointer, que deverá ter a circulação de cerca de 500 mil pessoas. Um Centro Integrado de Operações e Comando da Saúde (Ciocs), para monitorar as ações no setor, foi idealizado para funcionar durante o evento.
Observadores da FIFA, representantes das 12 cidades-sede e servidores da Secretaria da Saúde e outros órgãos do governo gaúcho, além da Secretaria Municipal da Saúde de Esteio, participarão das atividades. Serão avaliadas questões relacionadas à vigilância sanitária (como venda de alimentos e condições sanitárias em geral), ao funcionamento da rede hospitalar (se houver necessidade de seu acionamento) e dos serviços oferecidos no interior do Parque de Exposições (como ambulatórios, ambulâncias e atendimento a ocorrências clínicas de baixa complexidade.
A Expointer recebe expositores e delegações de vários estados brasileiros e diversos países. São expostos animais, máquinas agrícolas e diversos outros produtos. A Exposição também conta com visitas monitoradas de estudantes e agricultores. O Rio Grande do Sul tem tradição em feiras agropecuárias. A primeira foi realizada em 1901, em pavilhões fechados no Campo da Redenção (atual área do Parque Farroupilha), em Porto Alegre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário