sábado, 12 de novembro de 2011

Esporte no Brasil em 2012, Ano Internacional da Energia Sustentável para todos

Brasil tem sol o ano todo, o potencial de energia

renovável no país é incomensurável


Em 2012 as Nações Unidas promovem o Ano Internacional da Energia Sustentável para Todos. O Brasil, que sedia a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, justamente em 2012, e prepara a Copa de 2014 e Olimpíadas de 2016, pode dar contribuição exponencial para o necessário debate sobre o incremento das energias renováveis em todo planeta.

Na justificativa para o Ano Internacional da Energia Sustentável para Todos, a ONU observa que esta é uma "valiosa oportunidade para aprofundar a tomada de consciência sobre la importância de incrementar o acesso sustentável à energía, a eficiência energética e a energía renovável em âmbito local, nacional, regional e internacional".

A ONU nota que a falta de acesso a energia não-contaminante, acessível e confiável representa um grande obstáculo ao desenvolvimento econômico e social e à conquista dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. As Nações Unidas lembram também que 1,4 bilhão de pessoas em todo mundo ainda carecem de acesso a energia moderna, e outros 3 bilhões continuam dependendo da chamada biomassa tradicional, como o carvão.

Várias iniciativas serão então desenvolvidas em 2012, visando o estímulo à energia realmente sustentável. O Ano Internacional será potencializado com a realização da Rio+20, que discutirá entre outros assuntos a denominada e polêmica Economia Verde, que necessariamente inclui a multiplicação do uso de energia sustentável, como eólica, solar e da própria biomassa, mas em moldes sustentáveis.

O Brasil, que sedia a Rio+20 e vive a preparação da Copa de 2014, Copa das Confederações de 2013, Olimpiadas e Paraolimpíadas em 2016, pode de uma vez por todas consolidar o papel de lider global em energia sustentável. O esporte pode contribuir muito nesse sentido. Os estádios e outras instalações em construção para as megacompetições devem assimiliar conceitos de uso racional e sustentável de energia, servindo de boas práticas para outras construções e difusão de novos conceitos para o público que irá a esses locais. Ônibus e outros veículos que servem a delegações podem ser movidos a combustível de fato renovável. E as cidades-sede dos eventos e as subsedes podem aprimorar seus sistemas de transporte, visando um transporte sustentável e viável para todos.

Enfim, o Brasil tem oportunidade histórica com os megaeventos que serão realizados no país, em 2012 coincidindo com o Ano Internacional da Energia Sustentável para Todos. Tomara que ele não vá na contramão da história. (José Pedro Martins é jornalista e escritor, autor entre outros livros de "Jogo Verde, Jogo Limpo - 100 propostas para uma Agenda 21 Brasil do Esporte pela Sustentabilidade, o Turismo Sustentável, a Paz e a Diversidade Cultural)

Nenhum comentário:

Postar um comentário