domingo, 20 de novembro de 2011

Senado amplia debate sobre sustentabilidade na Copa 2014, Olimpiadas e Paraolimpiadas de 2016

Na quarta-feira, dia 23, na Ala Senador Alexandre Costa do Senado Federal, a Subcomissão Temporária Copa 2014, Olimpiada e Paraolimpiada 2016, presidida pela senadora Lídice da Mata (PSB/BA), promove uma audiência pública sobre "As ações de sustentabilidade para a Copa de 2014, Olimpíada e Paraolimpíada de 2016”.

A Subcomissão Temporária Copa 2014, Olimpiada e Paraolimpiada 2016 - CDRCOOL foi criada no âmbito da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado Federal, presidida pelo senador Benedito de Lira (PP/AL). A criação da Subcomissão indica a preocupação do Senado em participar ativamente dos preparativos da Copa de 2014 e das Olimpiadas e Paraolimpiadas de 2016, no sentido de que esses eventos deixem um importante legado em termos sociais e ambientais para o Brasil.

No dia 10 de novembro, a Subcomissão promoveu audiência pública para debater a rede de proteção social necessária e as políticas de acessibilidade programadas para os três grandes eventos esportivos que o Brasil sedia entre 2014 e 2016. No evento, a senadora Lidice da Mata observou que pesquisas de opinião indicam a segurança pública como a maior preocupação dos brasileiros na preparação para os megaeventos, superando inclusive as questões de mobilidade urbana e construção dos estádios.

Para a audiência pública da quarta-feira, dia 23, a partir das 14 horas, foram convidados, como expositores, Laura Silvia Valente de Macêdo, diretora do Departamento de Economia e Meio Ambiente do Ministério do Meio Ambiente; Paula Gabriela de Freitas, representante da Associação Ambiental de Governos Locais pela Sustentabilidade; Cláudio Langoni, representante do Ministério do Esporte, e o jornalista e escritor José Pedro Martins, autor entre outros livros de "Jogo Verde, Jogo Limpo - 100 Propostas para uma Agenda 21 Brasil do Esporte pela Sustentabilidade, o Turismo Sustentável, a Paz e a Diversidade Cultural" (Komedi, 2011).

Nenhum comentário:

Postar um comentário